quarta-feira, 2 de maio de 2007

Materiais




Amigos!

Agora temos cerca de 10 mil tijolos de demolição e vários metros cúbicos de madeira, também de demolição. O projeto da nossa casa ficará pronto esta semana. O que podemos adiantar é que definitivamente não será uma casa convencional, nem mesmo arquitetonicamente falando.

Grande abraço.


2 comentários:

Prof. Yuri Almeida disse...

Sou de Poços de Caldas/MG e conheci hoje permacultura. Me interessei. Penso em contruir uma casa. Por enquanto o problema maior é dinheiro mesmo, mas unir resistencia, estética, meio ambiente, bom preço é tudo de bom. Gostaria de saber aonde compra esse tijolo adobe e se é resistente como um tijolo comum. Se fosse contruir uma casa assim, aonde se consegue mão-de-obra e materiais. Pode responder no meu e-mail yuridemetal@yahoo.com.br

Kátia Ap. Ribeiro disse...

Olá prof. Yuri!



Seja bem-vindo ao mundo permacultural. Vais descobrir realmente um mundo novo de possibilidades e de viver a vida.

Acredito que o dinheiro é, na maioria dos casos, o que impossibilita os planos de pessoas bem intencionadas. Nesse nosso projeto, realmente conseguimos conciliar estes 3 elementos, resistência, estética, cuidado com o meio ambiente e bom preço. Tudo, ainda com eficiência. Nas nossas contas chegamos a gastar 40% menos do que uma obra comum. Não foi retirado daqui nenhum balde de entulho. Tudo foi, ou será, reutilizado. Estamos morando na casa há mais de um ano e estamos bem felizes com o resultado, apesar dela ainda não estar pronta. A área que adquirimos já está dando sinais de recuperação. Plantamos mais de 100 mudas de plantas nativas mas a natureza está se recuperado naturalmente sozinha. Só demos uma forcinha.

Bom, o tijolo de adobe nós fizemos no próprio local da obra. Desconheço empresas que tenham industrializado este tipo de tijolo. Mas, de qualquer maneira optamos por fazer pelo custo reduzido. Quanto à comparação entre o tijolo de adobe e comum o que podemos dizer é o seguinte: Ele aguenta tanta pressão quanto ao outro. É tão resistente e durável quanto ao outro, se preservado de umidade e chuvas. Tem ainda o beneficio de ser termicamente mais eficiente. Já que mantém a temperatura interna da residência. Seja quente ou fria. Ele também é autoportante. Isso quer dizer que pode servir como estrutura da casa, gerando economia com ferro e concreto. O que tem no mercado é um tijolo chamado de solocimento. Também é ecológico e tem os mesmos benefícios do abobe.

Com relação a mão-de-obra, nós treinamos a equipe que trabalhou conosco. Fizemos todo o trabalho de educação ambiental com eles, pra que soubessem os porquês do projeto. Fiz um curso de bioconstrução e acabei aprendendo várias técnicas de "eco construção". Apliquei apenas algumas na minha casa. Tendo em vista que já tinha recolhido muito material de demolição.

Materiais: existem vários fabricantes que estão produzindo materiais ecológicos no Brasil. Desde cimento eco até tintas, colas e vernizes.

Eu conheço a maioria aqui da minha região, de SP pro sul do Brasil. Mas existe um movimento muito forte de permacultores aí mais ao norte. Se for do seu interesse posso até ajudá-lo a encontrar.



Espero tê-lo ajudado. Estou a disposição pra quaisquer informações.



Abraço